Estudo de caso no Cath Lab: Monitoramento em tempo real da dose.
- João Pedro Kleinubing Abal
- 11 de ago. de 2021
- 1 min de leitura
Atualizado: 14 de set. de 2021
Com um aumento de discussão e conscientização sobre a exposição à radiação de pacientes em imageamento médico, é natural que surja também uma preocupação com os funcionários.
Médicos e funcionários trabalhando com laboratórios de cateter são constantemente expostos a feixes primários e secundários de raios-X.
Médicos e funcionários trabalhando com laboratórios de cateter são constantemente expostos a feixes primários e secundários de raios-X.
No entanto, a tecnologia mais adotada atualmente concede apenas dados acumulados por no mínimo 1 mês de exposição à raios-X.

Para enfrentar esse problema, alguns laboratórios adotaram uma nova tecnologia onde todos os funcionários podem monitorar sua dose de raios-X em tempo-real.
Os resultados foram excelentes: os usuários relatam que ver a taxa de dose que recebem ao vivo, além de serem avisados em casos de sobredose, os ajuda a se manterem fora do campo de radiação.
Os usuários relatam que ver a taxa de dose que recebem ao vivo, além de serem avisados em casos de sobredose, os ajuda a se manterem fora do campo de radiação.
A conclusão é clara: apenas com esse tipo de tecnologia os funcionários tem informação suficiente para tomar decisões que reduzem sua exposição.
FONTE https://www.dicardiology.com/article/real-time-monitoring-staff-dose-cath-lab
Comentarii